BEIJA FLOR – para voar por aí com um bico tão grande não é tarefa fácil. A bebida de todo beija-flor é o néctar rico em açúcar. Pairam no ar enquanto utilizam a sua longa língua por uma flor abaixo. Só por fazer isso, consomem uma enormes quantidades de energia. Por isso, quanto mais bebem, mais precisam.São viciados em néctar.
Mas são as flores que controlam as quantidades, porque precisam dos pássaros para distribuir o seu pólen. Enquanto o pássaro recebe uma bela bebida de néctar, o pólen cola-se à testa do pássaro.
Com o passar do tempo, certas flores tornaram-se mais exigentes em relação a quem vinha beber. As flores mudaram de forma, de forma que nem todos os beija-flor podiam entrar. Ocorre que com o passar dos anos, o bico dos beija-flor ficaram mais longos e suas cabeças não entravam mais em contato com o pólen, uma troca justa que a flor faz entre seu néctar e o pólen que o pássaro leva de carona.
Por isso a flor, como resposta, cresceu mais.
Ao longo de gerações, flor e pássaro tentaram superar-se mutuamente. Ambos tornaram-se mais longos, cada vez mais dependente um do outro.
O fato da flor alongar-se torna o futuro do beija-flor um caminho de sentido único que irá desembocar-se num beco sem saída no limite do crescimento do seu bico. O tempo traz surpresas e a vida tem que se adaptar na imaginação da perfeição.
ÁGUA, garantia única de vida na TERRA."
"Preservai as ÁRVORES. Sem elas o lençol freático tende a desaparecer"
- e nós também!